memórias e o lugar da criação artística

Ciclo de conversas, inserido no programa “Guerras/Crises”
um acolhimento Colecção B





Este ciclo de conversas procurou, de certa forma, encerrar o programa Guerras/Crises.
Depois de um ano de conversas, oficinas e explorações, o projecto foi naturalmente germinando parcerias, encontrando inquietações tangentes e potenciando ramificações, tendo ainda proposto a apresentação, nos dias 14 e 15 de Fevereiro, na Univ. Évora (antiga fábrica dos Leões), de parte dos trabalhos performativos em curso. Alguns contactos e experiências ajudaram ao processo dinâmico de discussão, experimentação e exploração artística; outros terão prossecução própria, tendo-se emancipado para projectos autónomos.


As conversas "Memórias e o lugar da criação artística: inquietar, agir, criar" procuraramm, neste contexto, encerrar um percurso - fazendo-o num ambiente informal para incentivar o diálogo - focando assim alguns elementos que se foram destacando pela sua importância, ao longo deste tempo, para esta esfera de trabalho: sejam as perspectivas históricas (quer de um ponto de vista objectivo, quer de âmbito mais sensorial), seja a actual inquietação do momento, ciente da urgência de mudança e da importância de agir, criando.

PROGRAMA 


24f/ 6ªfeira 
GUERRA COLONIAL: MEMÓRIAS E HISTÓRIA
com Helder Adegar Fonseca
(Professor Catedrático de História Contemporânea e Estudos Europeus; Director do NICPRI da Universidade de Évora)






29 fev/ 4ªfeira
DRAMATURGIA E GUERRA
com Rui Pina Coelho
(docente na Escola Superior de Teatro e Cinema e investigador no Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa. Colabora com o jornal Público, como crítico de teatro. É membro do Conselho Redactorial da revista de Sinais de Cena)






1 março/ 5ª feira
A CINE-GUERRA COMO SUPERPRODUÇÃO: O VIETNAME DE COPPOLA E O APOCALIPSE NOW DE BAUDRILLARD
com José Manuel Martins
(Professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Évora)





7 março/ 4ª feira
LABIRINTOS DA CRIAÇÃO PERFORMATIVA CONTEMPORÂNEA
com José Alberto Ferreira
(Docente no Curso de Mestrado em Artes Cénicas da FCSH - Universidade Nova de Lisboa; director do festival Escrita na Paisagem)





8 Março/ 5ª feira
PERFORMAR A MUDANÇA: FAZER ACONTECER O PRESENTE
com José Rodrigues dos Santos
(Professor Associado com Agregação, Departamento de Ciências Sociais e Humanas; Academia Militar, Lisboa; Investigador integrado, CIDEHUS, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades,
Universidade de Évora).



 

___________________